terça-feira, 14 de outubro de 2008

Então vamos lá começar o fandelírio. Como já devem ter percebido vamos falar de paparoca que é uma das coisas que muito gosto de fazer.

Para iniciar e potque ainda estamos com algum sol, pelo menos aqui no sul,vou mostrar como se secam tomates ao sol.

Depois de secos ao sol, os tomates já de si muito saborosos, transforman-se numa verdadeira "iguaria" mas, acima de tudo, são uma optima maneira de recarregarmos baterias durante o inverno pois estão carregados com a energia do Astro Rei.

Aqui vai a receitinha



Começamos por escolher tomates bem madurinhos mas rijos, estes são os meus preferidos porque depois de secos ficam vermelhinhos enquanto todos os outroa que experimentei ficam escuros, quase pretos, o sabor é o mesmo mas a côr também é um ingrediente nod cozinhados, não é?!

Depois de bem lavados e secos cortam-se ao meio ou em quartos, dependendo do tamanho e colocam-se sobre uma esteira ou tabuleiro. Eu costumo colocá-los num cesto de verga forrado com papel vegetal.

Temperam-se com sal, pimenta, oregãos, mangericão ou quaisquer outros condimentos a gosto



e aqui estão eles frescos e saborosos.

Depois é só tapar com uma rede ou tule e colocar ao sol durante 4 ou 5 dias e já está.

Guardam-se em frascos de vidro no frigorífico ou congelam-se ou ainda colocam-se dentro dos frascos com uns dentes de alho, um raminho de oregãos ou mangericão e cobrem-se com bom azeite e ... bom apetite!




Só mais uma dica: se já não tiverem muito sol podem sempre secar os tomates no forno...com o forno no mínimo possível, leva entre 7 a 12 horas e, claro, falta-lhes a energia do sol mas continuam a ser sabolrosos.